Caseína e alimentos
A caseína representa a maior parte da proteína do leite em mamíferos que é um fator nutricional para o período de amamentação, sendo fonte de aminoácidos essenciais para nutrir dentro desse período de desenvolvimento, após o esse período a amamentação cessa, em seguida a vida ou o ser em questão se alimentará de outros alimentos provenientes da natureza, não retornando a etapa anterior.
Os alimentos leite e derivados que possuem caseína se suas respectivas porcentagens são:
1-Leite de vaca: aproximadamente 80% das proteínas são caseína;
2-Queijo: superior a 70% das proteínas são caseína;
3-Iogurte: mais de 70% das proteínas são caseína;
4-Manteiga: em torno de 1-2% de caseína;
5-Creme de leite: varia entre 10%-20% de caseína;
6-Coalhada: superior a 70% de caseína;
7-Leite condensado: mais de 50% é caseína;
8-Chocolate ao leite: entre 5-15% de caseína.
Verifique os rótulos nutricionais antes fazer suas compras.
Caseína e o câncer de próstata
Em um estudo foi feito pela Bolsa de Pesquisa da Universidade Nacional de Pusan na Coreia, cientistas provaram que a α-caseína promoveu a proliferação e sobrevivência de determinado grupo células cancerosas em condições isentas de soro. A α-caseína também protegeu as mesmas células da morte celular autofágica.
Em outro estudo avaliou dois tipos de células cancerosas da próstata chamadas de PC3 e LNCaP tratadas com dois tipos de caseina a α-caseína e caseína total. O estudo relatou o seguinte fato: “As células PC3 tratadas com 1 mg/mL de α-caseína e caseína apresentaram proliferação aumentada (228% e 166%, respectivamente), e a proliferação de células LNCaP também foi aumentada em 134% e 142%, respectivamente.”
Em resposta ao título desse artigo com os dois estudos apresentados, conclui-se que o leite é para um uso somente em determinado período da vida após esse tempo, o uso de alimentos mudam, esse fato reduz de modo preventivo as chances de câncer de próstata na fazer adulta.
Diagnósticos para alergia a caseína
Dentre os possíveis diagnósticos para identificar se o indivíduo é ou não alérgico a caseína o artigo citará dois:
1-Testes sanguíneos: o teste consiste em IgE específico para caseína feito em laboratório.
2-Testes cutâneos: o nome do teste é punctura cutânea ”prick test” ou teste intradérmico pode ser usado para avaliar a reação da pele em contato com extratos de caseína.
Caseína e inflamação
A caseína pode ser considerada inflamatória para algumas pessoas o sistema imunológico pode interpretar como substância estranha ao organismo humano, sendo que os principais sintomas ocorrem no intestino, tais como irritação, constipação, fezes com dupla coloração clara e escura, flatulência, diarréia, inchaço abdominal dentre outros.
Para saber se seu corpo está inflamado de forma clínica observe os seguintes sinais: inchaço, dor, calor, vermelhidão e alergias. Porem a inflamação pode ser subclínica em outras palavras pode esta acontecendo de maneira silenciosa onde o diagnóstico clínico não observa ou não consegue de maneira clara identificar, sugerimos que peça seu médico os seguintes exames:
-Proteína c reativa;
-Homocisteina;
-Ferritina;
-Gama gt;
-Fibrinogênio;
-Rdw no hemograma.
Todos esses exames são marcadores inflamatórios indiretamente, a ferritina avalia a sobre carga de ferro, mas em conjunto com esses outros marcadores, você terá uma noção de como esta a inflamação silenciosa se desenvolvendo em seu corpo, a inflamação faz com que acelere o processo de doenças e envelhecimento a depender do grau da gravidade do caso.
Em próximo artigo detalharemos os agentes inflamatórios, e como considerações finais lembre-se que se há algo que inflama a próstata direta ou indiretamente isso vai interferir no aumento dela, aumentando também a conversão de testosterona em dihidrotestosterona ao longo da vida, fique atento.
Bibliografia
1-Kim JY, Bang SI, Lee SD. α-Casein Changes Gene Expression Profiles and Promotes Tumorigenesis of Prostate Cancer Cells. Nutr Cancer. 2020;72(2):239-251. doi: 10.1080/01635581.2019.1622742. Epub 2019 Jun 1. PMID: 31155933.
2-Park SW, Kim JY, Kim YS, Lee SJ, Lee SD, Chung MK. A milk protein, casein, as a proliferation promoting factor in prostate cancer cells. World J Mens Health. 2014 Aug;32(2):76-82. doi: 10.5534/wjmh.2014.32.2.76. Epub 2014 Aug 26. PMID: 25237656; PMCID: PMC4166373.
MINHAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS
link: instagram
https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq
@viniciusbiochemestry
KAWAI
link: k.kawai
https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO
@viniciusbiochemestry
#HASHTAGS #MULHERES
- #TestosteronaFeminina
- #HormônioFeminino
- #SaúdeHormonalFeminina
- #EquilíbrioHormonal
- #FertilidadeFeminina
- #LibidoFeminina
- #Androgênios
- #BemEstarFeminino
- #HormôniosSexuaisFemininos
- #Menopausa
- #CicloMenstrual
- #SaúdeReprodutivaFeminina
- #Menstruação
- #SaúdeMentalFeminina
- #HormôniosReprodutivos
- #SíndromeDoOvárioPolicístico
- #EnvelhecimentoFeminino
- #FisiologiaHormonalFeminina
- #MulheresSaudáveis
- #EquilíbrioHormonalFeminino
- #Testosterona
- #HormônioMasculino
- #SaúdeHormonal
- #NíveisDeTestosterona
- #Andrologia
- #Esteroides
- #BemEstarMasculino
- #PerformanceFísica
- #FisiologiaHormonal
- #Endocrinologia
- #Libido
- #Musculação
- #Virilidade
- #FertilidadeMasculina
- #EnvelhecimentoMasculino
- #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
- #HormôniosSexuais
- #Andropausa
- #Hipogonadismo
- #SaúdeMentalMasculina
Nenhum comentário:
Postar um comentário