A progesterona é um hormônio que faz parte do ciclo menstrual das mulheres, possui maior concentração nas mulheres do que nos homens, estudaremos nesse artigo as dosagens e funções desse hormônio.
Fisiologia
Durante o ciclo menstrual é produzido pelo corpo lúteo e estimula a atividade secretora do endométrio. Após a fertilização do óvulo e implantação, o corpo lúteo continua a secretar progesterona sob a estimulação do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) produzida pelos trofoblastos do óvulo implantado, a placenta passará a produzir progesterona a medida que o tempo de gestação avança a placenta aumentará de tamanho e produção.
Funções
1-Regular o ciclo menstrual
Durante o ciclo tando a progesterona quanto o estradiol atuam na manutenção do endométrio, desenvolvimento das mamas e perda abrupta do endométrio quando caem as concentrações.
2-Útero
Prepara o útero para receber o óvulo fertilizado aumentando as concentrações e diminui as contrações uterinas no final da gravidez.
3-Prevenção do Alzheimer
Ajuda na prevenção contra o Alzheimer com concentrações normais, gerando um efeito plástico de expansão como a formação de bainha de mielina.
4-Hipófise e Feed Back
A progesterona tem um "feedback" negativo na hipófise inibindo FSH (folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), a medida que as concentrações de progesterona aumentam a hipófise diminui a produção de FSH e LH.
5-Mama
Contribui para atividade secretora dos ductos mamários.
6-Progesterona na gravidez
Uma das funções essenciais da placenta humana é produzir o hormônio esteroide progesterona, necessário para a manutenção da gravidez. Existe uma relação clara entre as concentrações de progesterona materna e a probabilidade de aborto. Estudos relatam que 83% dos abortos espontâneos estão associados a concentrações séricas de progesterona abaixo de um nível limite.
Observações clínicas relataram que diminuição consistente na progesterona materna antes da 10ª semana de gestação foi observada antes do aborto.
Além de manter o ambiente uterino correto, a progesterona promove a quiescência (estado fisiológico de baixa atividade metabólica caracterizado pelo baixo conteúdo de água nos tecidos) do miométrio, opondo-se aos efeitos indutores do parto do estrogênio, das prostaglandinas e da oxitocina.
A progesterona também suprime o sistema imunológico materno contra antígenos fetais.
7-Sistema nervoso
Uma parte da progesterona é sintetizada no sistema nervoso central e periférico, onde regula a neurotransmissão e funções gliais importantes, como a formação de mielina. Em experimentos com cultura celular, cientistas introduziram neurônios em uma baixa concentração de células de Schwann e neurônios sensoriais, chegaram no resultado que a progesterona também aumenta o número de axônios mielinizados.
A progesterona atuam não apenas no cérebro, mas também nos nervos periféricos, o que oferece muitas vantagens para estudar o significado biológico dos neuroesteróides produzidos localmente: a sua notável plasticidade e capacidade regenerativa.
Diagnóstico laboratorial
Homens: 0,04 a 1,1 ng/ mL
Mulheres tem 03 fases:
Antes de dosar tenha anotado qual dia do ciclo menstrual você estará no dia da dosagem.
Fase folicular: 0,38 a 2,20 ng/mL ( do 1º dia até o dia 14 aproximadamente)
Meio do ciclo: 0,74 a 7,54 ng/mL (dia 14 aproximadamente)
Pico da fase lútea: 6,92 a 25,4 ng/mL (dia 21)
Gravidez
Terceiro trimestre: 76,3 a 366,4 ng/mL
Pós Menopausa: 0,04 a 1,22 ng/mL
Para dosar a progesterona, fique sabendo que ela atinge o pico aproximadamente uma semana após a ovulação, geralmente por volta do 21º dia do ciclo. Aproximadamente aos 35 anos de idade tem início a queda de progesterona, queda mais significativa ocorre entre 45 e 55 anos.
Considerações finais
A medida que as mulheres envelhecem devem ficar atentas as concentrações naturais de progesterona se há sinais como: aumento de peso, a má distribuição de gordura subcutânea deformando o aspecto feminino natural e a queda no desejo sexual, estão ligados tanto na baixa de estradiol quanto de progesterona. Peça a seu profissional de saúde a dosagem para monitoramento e reposição hormonal, crie o histórico pessoal desses exames a partir dos 30 anos no mínimo.
Bibliografia
1-Tuckey RC. Progesterone synthesis by the human placenta. Placenta. 2005 Apr;26(4):273-81. doi: 10.1016/j.placenta.2004.06.012. PMID: 15823613.
2-Singh M, Su C. Progesterone and neuroprotection. Horm Behav. 2013 Feb;63(2):284-90. doi: 10.1016/j.yhbeh.2012.06.003. Epub 2012 Jun 23. PMID: 22732134; PMCID: PMC3467329.
3-Baulieu EE, Schumacher M, Koenig H, Jung-Testas I, Akwa Y. Progesterone as a neurosteroid: actions within the nervous system. Cell Mol Neurobiol. 1996 Apr;16(2):143-54. doi: 10.1007/BF02088173. PMID: 8743966.
MINHAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS
link: instagram
https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq
@viniciusbiochemestry
link: k.kawai
https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO
@viniciusbiochemestry
#HASHTAGS #MULHERES
- #TestosteronaFeminina
- #HormônioFeminino
- #SaúdeHormonalFeminina
- #EquilíbrioHormonal
- #FertilidadeFeminina
- #LibidoFeminina
- #Androgênios
- #BemEstarFeminino
- #HormôniosSexuaisFemininos
- #Menopausa
- #CicloMenstrual
- #SaúdeReprodutivaFeminina
- #Menstruação
- #SaúdeMentalFeminina
- #HormôniosReprodutivos
- #SíndromeDoOvárioPolicístico
- #EnvelhecimentoFeminino
- #FisiologiaHormonalFeminina
- #MulheresSaudáveis
- #EquilíbrioHormonalFeminino
- #Testosterona
- #HormônioMasculino
- #SaúdeHormonal
- #NíveisDeTestosterona
- #Andrologia
- #Esteroides
- #BemEstarMasculino
- #PerformanceFísica
- #FisiologiaHormonal
- #Endocrinologia
- #Libido
- #Musculação
- #Virilidade
- #FertilidadeMasculina
- #EnvelhecimentoMasculino
- #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
- #HormôniosSexuais
- #Andropausa
- #Hipogonadismo
- #SaúdeMentalMasculina
Nenhum comentário:
Postar um comentário