A testosterona em mulheres possui um parâmetro muito menor do que nos homens. Abaixo, veremos as funções da testosterona na mulher e os valores que as mulheres possuem de testosterona para diagnóstico laboratorial.
Fisiologia
A testosterona é produzida nos ovários por estímulo da hipófise no cérebro. Essa glândula produz o hormônio folículo estimulante (FSH), que ao ser liberado na corrente sanguínea chega aos ovários estimulando a produção de testosterona. Não apenas os ovários produzem, mas a vagina e as glândulas suprarrenais também produzem esteroides.
Funções
1-Aumento da libido:
A testosterona, tanto no homem quanto na mulher, é responsável pelo aumento do desejo sexual. No entanto, na mulher, outros esteroides contribuem em conjunto para a libido.
2-Aumento da força muscular:
Na mulher, a testosterona contribui para o aumento da força muscular. Embora não desenvolvam uma musculatura tão grande quanto a dos homens devido às diferenças de concentração, auxilia muito na vida diária das mulheres.
3- Aumento na ovulação
A testosterona assim como o estradiol e a progesterona aumenta no pico ovulatório preparando a mulher para o ato sexual.
Deficiência
A deficiência androgênica na mulher contribui para o desenvolvimento de atrofia vulvovaginal e síndrome geniturinária da menopausa, resultando em excitação e lubrificação prejudicadas, bem como dispareunia.
Diagnóstico laboratorial
Lembre-se de que ao dosar testosterona é necessário um jejum de 8 horas. O horário mais adequado para coleta é 2 horas após acordar, após descanso corporal de 1 a 2 dias caso haja prática de atividade física intensa, e suspender o uso de anticoncepcionais e anti-inflamatórios esteroides.
Testosterona total: 6 - 86 ng/dL (mulheres)
Testosterona livre: 0,2 - 3,1 ng/dL (mulheres)
A testosterona total caracteriza a potência de produção tanto na mulher quanto no homem, já a porção livre é parte responsável efetivamente pela ação hormonal naquele momento, aquilo que pode ser utilizado no agora.
Considerações finais
Ao avaliar o potencial reprodutivo e desejo sexual, a mulher deve levar em consideração a dosagem dos três esteroides: progesterona, estradiol e testosterona, ficando atenta ao uso de anticoncepcionais, os quais podem alterar os dados laboratoriais referentes às dosagens.
Bibliografia
1-Maseroli
E, Vignozzi L. Testosterone and Vaginal Function. Sex Med Rev. 2020
Jul;8(3):379-392. doi: 10.1016/j.sxmr.2020.03.003. Epub 2020 May 17.
PMID: 32434695.
2-Snyder PJ, Bhasin S, Cunningham GR, Matsumoto AM, Stephens-Shields AJ, Cauley JA, Gill TM, Barrett-Connor E, Swerdloff RS, Wang C, Ensrud KE, Lewis CE, Farrar JT, Cella D, Rosen RC, Pahor M, Crandall JP, Molitch ME, Resnick SM, Budoff M, Mohler ER 3rd, Wenger NK, Cohen HJ, Schrier S, Keaveny TM, Kopperdahl D, Lee D, Cifelli D, Ellenberg SS. Lessons From the Testosterone Trials. Endocr Rev. 2018 Jun 1;39(3):369-386. doi: 10.1210/er.2017-00234. PMID: 29522088; PMCID: PMC6287281.
MINHAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS
link: instagram
https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq
@viniciusbiochemestry
link: k.kawai
https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO
@viniciusbiochemestry
#HASHTAGS #MULHERES
- #TestosteronaFeminina
- #HormônioFeminino
- #SaúdeHormonalFeminina
- #EquilíbrioHormonal
- #FertilidadeFeminina
- #LibidoFeminina
- #Androgênios
- #BemEstarFeminino
- #HormôniosSexuaisFemininos
- #Menopausa
- #CicloMenstrual
- #SaúdeReprodutivaFeminina
- #Menstruação
- #SaúdeMentalFeminina
- #HormôniosReprodutivos
- #SíndromeDoOvárioPolicístico
- #EnvelhecimentoFeminino
- #FisiologiaHormonalFeminina
- #MulheresSaudáveis
- #EquilíbrioHormonalFeminino
- #Testosterona
- #HormônioMasculino
- #SaúdeHormonal
- #NíveisDeTestosterona
- #Andrologia
- #Esteroides
- #BemEstarMasculino
- #PerformanceFísica
- #FisiologiaHormonal
- #Endocrinologia
- #Libido
- #Musculação
- #Virilidade
- #FertilidadeMasculina
- #EnvelhecimentoMasculino
- #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
- #HormôniosSexuais
- #Andropausa
- #Hipogonadismo
- #SaúdeMentalMasculina
Nenhum comentário:
Postar um comentário