“Centella asiática” é nativa do sul da Ásia, Austrália e ilhas do Pacífico muito usada na culinária japonese e chinesa, também chamada de “gotu kola”,tem variadas ações sobre o organismo humano, tais como, efeitos protetores cardiovasculares, redução de células do câncer, diminuição no tamanho da próstata, redução da chance de desenvolvimento de “Alzheimer” e dentre outros. O artigo apresenta com detalhes como realmente ocorre as ações do fitoterápico.
Efeitos cardiovasculares
Vários extratos e compostos isolados da “centella asiática”, foram comprovados por reduzir a incidência de condições, como exemplo: hipertrofia cardíaca, isquemia miocárdica, aterosclerose e hipertensão.
Redução de células do câncer
Em um estudo feito pela Universidade Putra da Malásia avaliou o suco de “centella asiática” não foi tóxico para as células normais e tóxico para células cancerosas. Concluiu-se que o suco de “centella asiática” reduziu as células tumorais do fígado. Com esses resultados, tem potencial para ser utilizado como agente preventivo e tratamento do câncer de fígado. O experimento foi feito “in vitro” da seguinte forma: duas linhas celulares, linha celular de fígado normal humano (fígado Chang) e linha celular de carcinoma hepatocelular (HepG2) foram testadas o suco em ambas as linhas de células, resultando na redução das células cancerosas.
Redução da próstata
A “centella asiática” demonstrou uma notável inibição nos fatores associados à sinalização do receptor de andrógeno, os quais foram superexpressos devido ao tratamento com diidrotestosterona (DHT) em linhagens de células da próstata.
Observou-se uma significativa redução no tamanho da próstata e na espessura do epitélio do tecido prostático no grupo submetido ao tratamento com “centella asiática”, em comparação com o grupo de animais com hiperplasia prostática benigna (HBP).
A análise da expressão proteica no tecido prostático ratificou que a “centella asiática” não apenas inibiu a sinalização do receptor androgênico na HBP, mas também reduziu a expressão dos fatores de crescimento.
Com a redução da próstata em animais especificamente em ratos, esperamos que em humanos tenhamos uma relação semelhante como melhora do jato urinário e redução da queda capilar.
Mais sobre o câncer de próstata
O CÂNCER DE PRÓSTATA é uma das principais causas de doença e morte nos Estados Unidos e Europa Ocidental. O risco de desenvolver a doença é de 1 em cada 6 homens e o risco de óbito por câncer metastático é de 1 para cada 30 homens, representando no Brasil a segunda causa de óbitos por câncer em homens. A hiperplasia benigna da próstata é considerada uma doença progressiva, definida como o crescimento contínuo da próstata, levando à intensificação de sintomas e ao aumento do risco de complicações ao longo do tempo, como a retenção urinária aguda e cirurgia devido à HPB.
Nações asiáticas têm os menores índices de incidência e mortalidade por câncer de próstata no mundo, vários fatores estão envolvidos principalmente a alimentação fermentada e o uso de chás, tais como o chá de “centella asiática”.
Prevenção da doença de “Alzheimer”
Estudos realizados in vitro com diversos derivados vegetais “centella asiática” (como asiaticosídeos, ácido asiático, madecassosídeo e ácido madasiático) demonstraram sua capacidade de bloquear a morte celular induzida por H2O2, reduzir a concentração de radicais livres e inibir a morte celular causada pela β-amilóide. Esses resultados sugerem um possível papel promissor para “centella asiática” no tratamento e prevenção da doença de “Alzheimer”.
Considerada uma erva rejuvenescedora para as células nervosas
e cerebrais, pois acredita-se que promove a inteligência e melhora a
memória tendo
em vista que estudo em ratos acelerou a
regeneração axonal,
o
axônio é
uma extensão alongada e fina que se origina do corpo
celular do neurônio e transmite sinais elétricos.
O extrato de folhas de “centella asiática” mostrou melhora no aprendizado e na memória em ratos, modulando vários neurotransmissores, incluindo dopamina, 5-hidroxitriptamina e noradrenalina, sugerindo um papel terapêutico potencial no tratamento de alterações cognitivas.
Em humanos um estudo com o extrato de “centella asiática” foi administrado a 28 voluntários saudáveis em diferentes doses (250, 500 e 750 mg), uma vez ao dia, ao longo de dois meses. A avaliação do desempenho cognitivo e do humor ocorreu antes do início do ensaio, após a primeira administração e um e dois meses após o tratamento. Os resultados indicaram que a dose mais elevada do extrato vegetal promoveu melhorias na memória de trabalho. Além disso, foram observadas melhorias na autoavaliação do humor após o tratamento, indicando o potencial dessa substância em atenuar o declínio da função cognitiva associado ao envelhecimento e as alterações de humor em idosos saudáveis.
Para considerações finais a “centella asiática” se torna promissora no tratamento de doenças neurodegenerativas, ação neuroprotetora, redução da próstata e redução de células do câncer.
Bibliografia
1-Gregory J, Vengalasetti YV, Bredesen DE, Rao RV. Neuroprotective Herbs for the Management of Alzheimer's Disease. Biomolecules. 2021 Apr 8;11(4):543. doi: 10.3390/biom11040543. PMID: 33917843; PMCID: PMC8068256.
2-Choi YJ, Fan M, Wedamulla NE, Tang Y, Bae SM, Hwang JY, Kim EK. Inhibitory effects ofCentella asiatica(L.) Urban on enlarged prostate through androgen receptor and PI3K/Akt signaling pathways. Food Funct. 2022 Oct 3;13(19):10235-10247. doi: 10.1039/d2fo00841f. PMID: 36124918.
3-Razali NNM, Ng CT, Fong LY. Cardiovascular Protective Effects of Centella asiatica and Its Triterpenes: A Review. Planta Med. 2019 Nov;85(16):1203-1215. doi: 10.1055/a-1008-6138. Epub 2019 Sep 20. PMID: 31539918.
4-Wong JH, Barron AM, Abdullah JM. Mitoprotective Effects ofCentella asiatica(L.) Urb.: Anti-Inflammatory and Neuroprotective Opportunities in Neurodegenerative Disease. Front Pharmacol. 2021 Jun 29;12:687935. doi: 10.3389/fphar.2021.687935. PMID: 34267660; PMCID: PMC8275827.
5-Hussin F, Eshkoor SA, Rahmat A, Othman F, Akim A. The centella asiatica juice effects on DNA damage, apoptosis and gene expression in hepatocellular carcinoma (HCC). BMC Complement Altern Med. 2014 Jan 20;14:32. doi: 10.1186/1472-6882-14-32. PMID: 24444147; PMCID: PMC3900269.
6-Lee C, Kozlowski JM, Grayhack JT. Etiology of benign prostatic hyperplasia. Urol Clin Am 1995;22(2):237-46.
MINHAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS
link: instagram
https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq
@viniciusbiochemestry
link: k.kawai
https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO
@viniciusbiochemestry
#HASHTAGS #MULHERES
- #TestosteronaFeminina
- #HormônioFeminino
- #SaúdeHormonalFeminina
- #EquilíbrioHormonal
- #FertilidadeFeminina
- #LibidoFeminina
- #Androgênios
- #BemEstarFeminino
- #HormôniosSexuaisFemininos
- #Menopausa
- #CicloMenstrual
- #SaúdeReprodutivaFeminina
- #Menstruação
- #SaúdeMentalFeminina
- #HormôniosReprodutivos
- #SíndromeDoOvárioPolicístico
- #EnvelhecimentoFeminino
- #FisiologiaHormonalFeminina
- #MulheresSaudáveis
- #EquilíbrioHormonalFeminino
- #Testosterona
- #HormônioMasculino
- #SaúdeHormonal
- #NíveisDeTestosterona
- #Andrologia
- #Esteroides
- #BemEstarMasculino
- #PerformanceFísica
- #FisiologiaHormonal
- #Endocrinologia
- #Libido
- #Musculação
- #Virilidade
- #FertilidadeMasculina
- #EnvelhecimentoMasculino
- #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
- #HormôniosSexuais
- #Andropausa
- #Hipogonadismo
- #SaúdeMentalMasculina
Nenhum comentário:
Postar um comentário