terça-feira, 1 de agosto de 2023

Os efeitos da soja em mulheres e homens

 Uma planta muito usada na alimentação humana, muito utilizada fermentada pelo oriente. Os estudos relatam que homens orientais que consumem mais soja tem menos chance de desenvolver câncer de próstata em relação aos homens do ocidente.





Soja em mulheres


Um resumo de estudos publicados pela Universidade Harvard a respeito dos efeitos da soja em mulheres fez os seguintes relatos:

Como a soja pode ter propriedades estrogênicas, seus efeitos podem variar dependendo do nível existente de hormônios no corpo. 

As mulheres na pré-menopausa têm níveis circulantes 
muito mais altos de estradiol – a principal forma de estrogênio no corpo humano,
 do que as mulheres na pós-menopausa.
 Neste contexto, a soja pode agir como um anti-estrogênio, 
mas entre as mulheres na pós-menopausa a soja pode agir mais como um estrogênio.

Podemos que concluir que, dependendo a fase da fertilidade na mulher a soja pode ser muito benéfica segundo o estudo porque aumenta a quantidade de estrogênio para mulher pós-menopausa, em entrevista com mulheres nesse período uma das principais reclamações pela queda hormonal é o ressecamento interno do aparelho reprodutor.

Soja em homens





Dentre os estudos avaliados pela universidade 02 deles avaliaram suplementos de isoflavona ou proteína de soja dietética reduziram o risco de câncer de próstata em homens com alto risco de desenvolver a doença. No entanto, nenhum dos estudos encontrou um efeito significativo nos níveis de antígeno específico da próstata (PSA), uma proteína produzida pela próstata que é usada para detectar o câncer de próstata.


Soja x testosterona

Em alguns casos, houve observação de discreto aumento nos níveis de estrogênio, mas isso não necessariamente resultou em redução dos níveis de testosterona, os estudos não são conclusos. De qualquer forma, é importante lembrar que os efeitos da soja ou de qualquer outro alimento podem variar entre as pessoas, e o impacto nos hormônios pode depender de diversos fatores individuais, como idade, estado de saúde, e genética.

A sugestão é que antes de usar a proteína da soja para ganho de massa muscular faça dosagem da testosterona livre e total a depender do período de uso, afim de monitoramento dos níveis ou se observar alterações no desempenho sexual por prevenção.





Bibliografia


1-Kurzer MS. Hormonal effects of soy in premenopausal women and men. J Nutr. 2002 Mar;132(3):570S-573S. doi: 10.1093/jn/132.3.570S. PMID: 11880595.

2-van Die MD, Bone KM, Williams SG, Pirotta MV. Soy and soy isoflavones in prostate cancer: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. BJU international. 2014 May;113(5b):E119-30.

3-Applegate CC, Rowles JL, Ranard KM, Jeon S, Erdman JW. Soy consumption and the risk of prostate cancer: An updated systematic review and meta-analysis. Nutrients. 2018 Jan 4;10(1):40.

4-Bosland MC, Schmoll J, Watanabe H, Randolph C, Kato I. Randomized, Placebo-Controlled Six-Month Intervention Study of Soy Protein Isolate in Men with Biochemical Recurrence after Radical Prostatectomy: A Pilot Study.Nutrition and Cancer. 2021 Mar 18:1-0.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dihidrotestosterona ou DHT e a queda de cabelo

  É um metabólito da testosterona convertido pela enzima 5 alfa redutase enzima de maior concentração na próstata, a DHT é conhecida por ace...