quinta-feira, 3 de agosto de 2023

O que pode matar as células de Leydig? células produtoras de testosterona

 

O artigo tem por objetivo resumir e esclarecer como funciona a fisiologia da produção de testosterona no homem através das células de Leydig, bem como alertar sobre as possíveis causas de destruição dessas células.


Células de Leydig


São células localizadas nos testículos, cuja função principal é a produção de testosterona, vital para a produção de sêmen.



Elas são estimuladas a produzir testosterona pelo LH (hormônio luteinizante) produzido na hipófise. Em seguida, a testosterona produzida pelas células de Leydig chegará até as células de Sertoli, localizadas nos testículos, e estas produzem os espermatozoides usando a testosterona. O ciclo completo de amadurecimento dos espermatozoides é de aproximadamente 64 dias, resultando em cerca de 128 milhões de espermatozoides diariamente.


Testosterona funções


Dentre as funções da testosterona destacam-se:


1-Diferenciação embrionária genital do aparelho reprodutor masculino

2- Aumento de massa muscular principalmente na puberdade

3- Crescimento de pelos pubianos

4- Fechamento da placa epifisária

5- Crescimento do pênis

6- Mudança de voz

7- Pela formação de espermatozoides

8- Aumento da Libido

9- Regulação do feedback negativo da hipófise anterior com o hipotálamo


O que pode matar a Células de Leydig?


Um dos vírus mais perigosos que podem matar as células de Leydig é o vírus da caxumba. O contágio ocorre por vias respiratórias, através de gotículas. Até 7 dias desde o início da incubação e infecção, o vírus não produz sintomas na maioria dos casos. Após esse período, a disseminação sistêmica pode afetar os testículos, gerando um processo inflamatório chamado orquiepididimite, que pode tornar o homem infectado estéril.



A origem do nome Leydig


O nome "Leydig" foi dado em homenagem a Franz von Leydig, um anatomista e histologista alemão do século XIX. Franz von Leydig nasceu em 1821 em Würzburg, Alemanha, e foi professor de anatomia e histologia na Universidade de Tübingen.


Ele realizou pesquisas pioneiras no campo da histologia, especialmente no estudo da anatomia e fisiologia dos órgãos reprodutores masculinos. Franz von Leydig foi o primeiro a descrever detalhadamente as células que agora são conhecidas como "células de Leydig" nos testículos, que são responsáveis pela produção de testosterona. Ele publicou suas descobertas em 1850, descrevendo a presença dessas células especiais nos espaços intersticiais do tecido testicular.


Bibliografia


1- CONSTANZO, Linda S. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019

2- MURRAY, Patrick R. Microbiologia Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dihidrotestosterona ou DHT e a queda de cabelo

  É um metabólito da testosterona convertido pela enzima 5 alfa redutase enzima de maior concentração na próstata, a DHT é conhecida por ace...