Definição: Xenoestrogênios são substâncias químicas que imitam a ação dos hormônios estrogênios em organismos vivos e não são produzidas pelo corpo, porém podem ser metabolizadas pelo corpo, gerando mais efeitos. "Xeno" significa estrangeiro, e "estrogênios" vem de estrogênio, hormônio sexual feminino.
Os xenoestrogênios ambientais podem ser divididos em compostos naturais (por exemplo, de plantas ou fungos) e agentes derivados sinteticamente, incluindo certos medicamentos, pesticidas e subprodutos industriais.
A exposição alimentar vem principalmente de fitoestrógenos derivados de plantas, que se acredita terem uma série de ações benéficas.
No entanto, altos níveis de estrogênios exógenos, incluindo vários agentes sintéticos bem conhecidos, estão associados a efeitos nocivos.
Substâncias químicas como xenoestrogênios, que podem imitar hormônios endógenos ou interferir nos processos endócrinos, são coletivamente chamadas de disruptores endócrinos.
Os efeitos adversos de produtos químicos desreguladores endócrinos (particularmente xenoestrogênios) incluem uma série de anomalias de desenvolvimento em animais selvagens e humanos.
Alguns xenoestrogênios:
DDT
Pesticida usado para matar insetos. Seus metabólitos apresentaram efeitos prejudiciais. Estudos sugerem que existem indicações fortes e bastante consistentes de que pesticidas como o DDT afetam a contagem de espermatozoides.
Bifenilos policlorados (PCBs)
Organoclorados como os PCBs são extremamente resistentes à transformação biológica e são conhecidos por se acumularem na cadeia alimentar. Portanto, eles poderiam ser transferidos de peixes e animais selvagens para humanos.
Bisfenol A
O Bisfenol-A (BPA) é um monômero industrial usado na produção de policarbonatos e resinas epóxi. O BPA tem menos probabilidade de bioacumular do que alguns xenoestrogênios porque é facilmente metabolizado por meio de glucuronidação, seguida de excreção. Age como regulador hormonal principalmente em adolescentes.
Nonilfenol e Octilfenol
São surfactantes alquilfenólicos usados na fabricação têxtil. Em particular, acredita-se que o nonilfenol esteja relacionado com o efeito deletério ou danoso em espécies aquáticas encontradas próximas a efluentes. Vestígios destes poluentes foram detectados em muitas fontes de água.
Efeitos do xenoestrogênio
Os metabólitos do DDT também foram observados em humanos que apresentaram alta incidência de oligospermia (baixa quantidade de espermatozoides no sêmen) como resultado do trabalho em torno de altos níveis deste agente.
O BPA, usado em plásticos e resinas, também está sob forte escrutínio. Foram observados vários distúrbios do trato reprodutivo em ratas recém-nascidas expostas a altas doses de BPA, incluindo abertura vaginal precoce e hiperplasia uterina. O BPA em camundongos fêmea pode causar distúrbios reprodutivos e estimulação de proliferação de células cancerígenas na mama.
Devido à prevalência e bioacumulação dessas substâncias em misturas (por exemplo, no tecido adiposo, sangue e leite), esses compostos em particular estão sob suspeita.
No entanto, os desreguladores endócrinos muitas vezes podem afetar mais de um hormônio (às vezes em direções opostas) ou diferentes componentes da mesma via endócrina, o que dificulta a previsão de efeitos na saúde humana.
O verdadeiro risco para os seres humanos é uma questão controversa; até o momento, existem poucas evidências de relações claras entre a exposição ao xenoestrogênio e os principais problemas de saúde humana.
No entanto, devido à complexidade de seu mecanismo e potencial para efeitos adversos, muito interesse permanece em aprender como os xenoestrogênios afetam a sinalização normal do estrogênio e de outros hormônios.
Bibliografia
1- David W. Singleton,Sohaib A. Khan. Xenoestrogen exposure and mechanisms of endocrine disruption. Front. Biosci. (Landmark Ed) 2003, 8(6), 110–118. https://doi.org/10.2741/1010
2-Jurewicz J, Hanke W, Radwan M, Bonde JP. Environmental factors and semen quality. Int J Occup Med Environ Health. 2009;22(4):305-29. doi: 10.2478/v10001-009-0036-1. PMID: 20053623.
MINHAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS
link: instagram
https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq
@viniciusbiochemestry
link: k.kawai
https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO
@viniciusbiochemestry
#HASHTAGS #MULHERES
- #TestosteronaFeminina
- #HormônioFeminino
- #SaúdeHormonalFeminina
- #EquilíbrioHormonal
- #FertilidadeFeminina
- #LibidoFeminina
- #Androgênios
- #BemEstarFeminino
- #HormôniosSexuaisFemininos
- #Menopausa
- #CicloMenstrual
- #SaúdeReprodutivaFeminina
- #Menstruação
- #SaúdeMentalFeminina
- #HormôniosReprodutivos
- #SíndromeDoOvárioPolicístico
- #EnvelhecimentoFeminino
- #FisiologiaHormonalFeminina
- #MulheresSaudáveis
- #EquilíbrioHormonalFeminino
- #Testosterona
- #HormônioMasculino
- #SaúdeHormonal
- #NíveisDeTestosterona
- #Andrologia
- #Esteroides
- #BemEstarMasculino
- #PerformanceFísica
- #FisiologiaHormonal
- #Endocrinologia
- #Libido
- #Musculação
- #Virilidade
- #FertilidadeMasculina
- #EnvelhecimentoMasculino
- #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
- #HormôniosSexuais
- #Andropausa
- #Hipogonadismo
- #SaúdeMentalMasculina