terça-feira, 22 de agosto de 2023

Xenoestrogênios o que é ? quais são seus efeitos?

Definição: Xenoestrogênios são substâncias químicas que imitam a ação dos hormônios estrogênios em organismos vivos e não são produzidas pelo corpo, porém podem ser metabolizadas pelo corpo, gerando mais efeitos. "Xeno" significa estrangeiro, e "estrogênios" vem de estrogênio, hormônio sexual feminino.








Os xenoestrogênios ambientais podem ser divididos em compostos naturais (por exemplo, de plantas ou fungos) e agentes derivados sinteticamente, incluindo certos medicamentos, pesticidas e subprodutos industriais.


A exposição alimentar vem principalmente de fitoestrógenos derivados de plantas, que se acredita terem uma série de ações benéficas.


No entanto, altos níveis de estrogênios exógenos, incluindo vários agentes sintéticos bem conhecidos, estão associados a efeitos nocivos.


Substâncias químicas como xenoestrogênios, que podem imitar hormônios endógenos ou interferir nos processos endócrinos, são coletivamente chamadas de disruptores endócrinos.


Os efeitos adversos de produtos químicos desreguladores endócrinos (particularmente xenoestrogênios) incluem uma série de anomalias de desenvolvimento em animais selvagens e humanos.


Alguns xenoestrogênios:


DDT

Pesticida usado para matar insetos. Seus metabólitos apresentaram efeitos prejudiciais. Estudos sugerem que existem indicações fortes e bastante consistentes de que pesticidas como o DDT afetam a contagem de espermatozoides.


Bifenilos policlorados (PCBs)

Organoclorados como os PCBs são extremamente resistentes à transformação biológica e são conhecidos por se acumularem na cadeia alimentar. Portanto, eles poderiam ser transferidos de peixes e animais selvagens para humanos.


Bisfenol A

O Bisfenol-A (BPA) é um monômero industrial usado na produção de policarbonatos e resinas epóxi. O BPA tem menos probabilidade de bioacumular do que alguns xenoestrogênios porque é facilmente metabolizado por meio de glucuronidação, seguida de excreção. Age como regulador hormonal principalmente em adolescentes.



Nonilfenol e Octilfenol

São surfactantes alquilfenólicos usados na fabricação têxtil. Em particular, acredita-se que o nonilfenol esteja relacionado com o efeito deletério ou danoso em espécies aquáticas encontradas próximas a efluentes. Vestígios destes poluentes foram detectados em muitas fontes de água.


Efeitos do xenoestrogênio


Os metabólitos do DDT também foram observados em humanos que apresentaram alta incidência de oligospermia (baixa quantidade de espermatozoides no sêmen) como resultado do trabalho em torno de altos níveis deste agente.


O BPA, usado em plásticos e resinas, também está sob forte escrutínio. Foram observados vários distúrbios do trato reprodutivo em ratas recém-nascidas expostas a altas doses de BPA, incluindo abertura vaginal precoce e hiperplasia uterina. O BPA em camundongos fêmea pode causar distúrbios reprodutivos e estimulação de proliferação de células cancerígenas na mama.


Devido à prevalência e bioacumulação dessas substâncias em misturas (por exemplo, no tecido adiposo, sangue e leite), esses compostos em particular estão sob suspeita.


No entanto, os desreguladores endócrinos muitas vezes podem afetar mais de um hormônio (às vezes em direções opostas) ou diferentes componentes da mesma via endócrina, o que dificulta a previsão de efeitos na saúde humana.


O verdadeiro risco para os seres humanos é uma questão controversa; até o momento, existem poucas evidências de relações claras entre a exposição ao xenoestrogênio e os principais problemas de saúde humana.


No entanto, devido à complexidade de seu mecanismo e potencial para efeitos adversos, muito interesse permanece em aprender como os xenoestrogênios afetam a sinalização normal do estrogênio e de outros hormônios.



Bibliografia


1- David W. Singleton,Sohaib A. Khan. Xenoestrogen exposure and mechanisms of endocrine disruption. Front. Biosci. (Landmark Ed) 2003, 8(6), 110–118. https://doi.org/10.2741/1010


2-Jurewicz J, Hanke W, Radwan M, Bonde JP. Environmental factors and semen quality. Int J Occup Med Environ Health. 2009;22(4):305-29. doi: 10.2478/v10001-009-0036-1. PMID: 20053623.


MINHAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS


INSTAGRAM

link: instagram

https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq

@viniciusbiochemestry



KAWAI

link: k.kawai

https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO

@viniciusbiochemestry


  1. #HASHTAGS #MULHERES

  1. #TestosteronaFeminina
  2. #HormônioFeminino
  3. #SaúdeHormonalFeminina
  4. #EquilíbrioHormonal
  5. #FertilidadeFeminina
  6. #LibidoFeminina
  7. #Androgênios
  8. #BemEstarFeminino
  9. #HormôniosSexuaisFemininos
  10. #Menopausa
  11. #CicloMenstrual
  12. #SaúdeReprodutivaFeminina
  13. #Menstruação
  14. #SaúdeMentalFeminina
  15. #HormôniosReprodutivos
  16. #SíndromeDoOvárioPolicístico
  17. #EnvelhecimentoFeminino
  18. #FisiologiaHormonalFeminina
  19. #MulheresSaudáveis
  20. #EquilíbrioHormonalFeminino

    #HASHTAGS#HOMENS


  1. #Testosterona
  2. #HormônioMasculino
  3. #SaúdeHormonal
  4. #NíveisDeTestosterona
  5. #Andrologia
  6. #Esteroides
  7. #BemEstarMasculino
  8. #PerformanceFísica
  9. #FisiologiaHormonal
  10. #Endocrinologia
  11. #Libido
  12. #Musculação
  13. #Virilidade
  14. #FertilidadeMasculina
  15. #EnvelhecimentoMasculino
  16. #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
  17. #HormôniosSexuais
  18. #Andropausa
  19. #Hipogonadismo
  20. #SaúdeMentalMasculina

terça-feira, 15 de agosto de 2023

10 Benefícios do Feno-grego

O Feno-grego é um fitoterápico bastante utilizado para auxiliar na produção de testosterona, e no passado foi utilizada como especiaria e como planta medicinal. Confira 10 benefícios do feno grego.



Antioxidante

Estudos demonstraram o efeito defensivo do feno-grego na peroxidação lipídica e na atividade antioxidante enzimática em camundongos, avaliando a peroxidação lipídica e os antioxidantes na bexiga urinária dos camundongos. Eles concluíram que a atividade antioxidante está associada ao alto teor de compostos fenólicos no feno-grego. Isolaram dois compostos flavonoides, vitexina e isovitexina, das sementes de feno-grego, que demonstraram ter atividade antioxidante, retardando assim o envelhecimento celular.


Ação Bactericida

Com base em seus testes, eles revelaram que o extrato metanólico tinha um efeito antibacteriano, mas o extrato aquoso não apresentou nenhuma atividade. A ação está relacionada à composição do meio solúvel em que o extrato se encontra.



Produção de Leite

Os dados também sugeriram que o feno-grego aumenta a ejeção do leite pela ativação da secreção de ocitocina. Esse estudo foi realizado em camundongos.



Testosterona

O extrato de semente de Trigonella foenum-graecum é um tratamento seguro e eficaz para reduzir os sintomas de possível deficiência androgênica, melhorando a função sexual e aumentando os níveis de testosterona sérica em homens saudáveis de meia-idade e idosos. Esse estudo foi realizado entre fevereiro e novembro de 2014 em Brisbane, Austrália, com uma população de 120 indivíduos saudáveis do sexo masculino, com idades entre 43 e 75 anos.



Anticancerígena

Outro estudo foi realizado para investigar os efeitos do extrato metanólico de feno-grego in vitro usando células de câncer de mama. Os resultados mostraram que o extrato de feno-grego responde de forma dose-dependente, com efeito antimetastático, inibição induzida da migração celular e aumento da apoptose tardia em ambas as linhagens celulares de câncer.





Parkinson

A Trigonella (100 mg/kg) também demonstrou desempenhar um papel na redução do risco de doença de Parkinson, evitando comportamento rotacional e promovendo a restauração de neurônios da substância nigra compacta (SNC) e reduzindo os níveis de malondialdeído (MDA).




Obesidade

O feno-grego contém muita fibra solúvel, o que ajuda a acelerar a redução de peso, melhorando a digestão e o metabolismo. A galactomanana, uma fibra solúvel em água encontrada nas sementes de feno-grego, suprime a fome ao aumentar a sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso.



Redução do Colesterol

A fibra solúvel também diminui a reabsorção de ácidos biliares no intestino, aumentando, assim, a quantidade de colesterol e ácidos biliares excretados por meio da defecação. Como resultado, há um aumento na necessidade de colesterol para a biossíntese de ácidos biliares; assim, o corpo recorre ao uso do colesterol sanguíneo. A diosgenina, o principal composto de saponina do feno-grego, tem a capacidade de inibir a absorção do colesterol para diminuir a concentração de colesterol no fígado.



Hipoglicemiante

Cientistas acreditam que a fração solúvel rica em galactomanana do feno-grego é responsável pela atividade hipoglicemiante, pois a fibra retarda o esvaziamento do estômago, atrasando a captação de glicose no intestino delgado. As sementes de feno-grego melhoram o controle da glicose, bem como diminuem a resistência à insulina.




Anti-inflamatória

Os dados dos modelos de edema mostraram uma redução significativa no desenvolvimento de edema em animais tratados com feno-grego. O tratamento com feno-grego também reduziu significativamente os níveis de TNF-α, uma substância inflamatória presente no soro.




Bibliografia


1-Rao A, Steels E, Inder WJ, Abraham S, Vitetta L. Testofen, a specialised Trigonella foenum-graecum seed extract reduces age-related symptoms of androgen decrease, increases testosterone levels and improves sexual function in healthy aging males in a double-blind randomised clinical study. Aging Male. 2016 Jun;19(2):134-42. doi: 10.3109/13685538.2015.1135323. Epub 2016 Jan 20. PMID: 26791805.


2- Sevrin T, Boquien CY, Gandon A, Grit I, de Coppet P, Darmaun D, Alexandre-Gouabau MC. Fenugreek Stimulates the Expression of Genes Involved in Milk Synthesis and Milk Flow through Modulation of Insulin/GH/IGF-1 Axis and Oxytocin Secretion. Genes (Basel). 2020 Oct 16;11(10):1208. doi: 10.3390/genes11101208. PMID: 33081164; PMCID: PMC7602737.


3- Joglekar, M.; Mandal, M.; Murthy, S. Comparative analysis of antioxidant and antibacterial properties of Aegle marmelos, Coriandrum sativum and Trigonella foenum graecum. Acta Biol. Indica 2012, 1, 105–108.


4-Khole, S.; Chatterjee, S.; Variyar, P.; Sharma, A.; Devasagayam, T.; Ghaskadbi, S. Bioactive constituents of germinated fenugreek seeds with strong antioxidant potential. J. Funct. Foods 2014, 6, 270–279.


5-Foltynie, T.; Kahan, J. Parkinson’s disease: An update on pathogenesis and treatment. J. Neurol. 2013, 260, 1433–1440.



MINHAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS


INSTAGRAM

link: instagram

https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq

@viniciusbiochemestry



KAWAI

link: k.kawai

https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO

@viniciusbiochemestry


  1. #HASHTAGS #MULHERES

  1. #TestosteronaFeminina
  2. #HormônioFeminino
  3. #SaúdeHormonalFeminina
  4. #EquilíbrioHormonal
  5. #FertilidadeFeminina
  6. #LibidoFeminina
  7. #Androgênios
  8. #BemEstarFeminino
  9. #HormôniosSexuaisFemininos
  10. #Menopausa
  11. #CicloMenstrual
  12. #SaúdeReprodutivaFeminina
  13. #Menstruação
  14. #SaúdeMentalFeminina
  15. #HormôniosReprodutivos
  16. #SíndromeDoOvárioPolicístico
  17. #EnvelhecimentoFeminino
  18. #FisiologiaHormonalFeminina
  19. #MulheresSaudáveis
  20. #EquilíbrioHormonalFeminino

    #HASHTAGS#HOMENS


  1. #Testosterona
  2. #HormônioMasculino
  3. #SaúdeHormonal
  4. #NíveisDeTestosterona
  5. #Andrologia
  6. #Esteroides
  7. #BemEstarMasculino
  8. #PerformanceFísica
  9. #FisiologiaHormonal
  10. #Endocrinologia
  11. #Libido
  12. #Musculação
  13. #Virilidade
  14. #FertilidadeMasculina
  15. #EnvelhecimentoMasculino
  16. #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
  17. #HormôniosSexuais
  18. #Andropausa
  19. #Hipogonadismo
  20. #SaúdeMentalMasculina

Dihidrotestosterona ou DHT e a queda de cabelo

  É um metabólito da testosterona convertido pela enzima 5 alfa redutase enzima de maior concentração na próstata, a DHT é conhecida por ace...