segunda-feira, 24 de julho de 2023

Chumbo pode reduzir sua testosterona


O objetivo do artigo é alertar o leitor a tomar as atitudes corretas em relação a exposição ao metal pesado visto que pode haver redução dos níveis de testosterona, o estudo é baseado uma revisão feita por um estudo por cientistas Indianos (ICMR-National Institute of Occupational Health, Ahmedabad, India).



Chumbo (Pb)

O experimento consiste em participantes masculinos normais (férteis) idade entre 25 a 45 anos. Funcionários do sexo masculino expostos ocupacionalmente ao chumbo apresentaram níveis significativamente mais altos de chumbo no sangue, menor contagem de esperma, baixa motilidade espermática e níveis séricos de prolactina mais altos em comparação com os homens não expostos ao chumbo.

Indústrias de matéria-prima de chumbo (Pb), como fundição, refino, fabricação de baterias de chumbo, mineração e outras, são as principais fontes de exposição ocupacional ao chumbo, cujo os participantes foram selecionados.

Acredita-se que a infertilidade masculina induzida por chumbo altere o eixo hipotálamo-hipófise (neuroendócrino) e danos testiculares subclínicos, se há a redução de esperma consequentemente pode haver a redução de testosterona que é participante na produção de espermatozoides.




Obturações dentárias

É importante lembrar que o chumbo está presente em obturações dentárias, que possuem um determinado prazo de validade em anos fique atento se achar algo em seus dentes fora do normal com relação ao amálgama, peça um diagnóstico de metais pesados a seu médico e procure seu dentista para uma substituição alternativa do amálgama.

Outro ponto importante é o termo chamado subclínico o significado é: que não produz manifestações ou efeitos detectáveis através de exames clínicos regulares, o que torna o processo de intoxicação por chumbo extremamente lento levando até décadas para sua manifestação final, o tempo de meia vida do chumbo é de aproximadamente 27 anos dentro do corpo humano.


Bibliografia

1-Balachandar R, Bagepally BS, Kalahasthi R, Haridoss M. Blood lead levels and male reproductive hormones: A systematic review and meta-analysis. Toxicology. 2020 Oct;443:152574. doi: 10.1016/j.tox.2020.152574. Epub 2020 Aug 26. PMID: 32860866


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dihidrotestosterona ou DHT e a queda de cabelo

  É um metabólito da testosterona convertido pela enzima 5 alfa redutase enzima de maior concentração na próstata, a DHT é conhecida por ace...