terça-feira, 20 de junho de 2023

06 causas que o estradiol pode está elevado no homem

O estradiol hormônio encontrado em maior quantidade nas mulheres, mas existem em menor quantidade nos homens, qualquer anormalidade no homem podem interferir no metabolismo e crescimento do homem, alteração hormonal pode variar dependendo dos níveis de estradiol, o metabolismo da testosterona pode ser prejudicada causando disfunção erétil.

Estradiol

O 17b-estradiol é o estrogênio natural mais potente, secretado pelos testículos e supra renal a testosterona é convertida em estradiol por uma enzima chamada aromatase. Em resumo o estradiol altera as funções reprodutivas e não reprodutivas como as funções comportamentais e ósseas, a aromatase cerebral enzima que converte testosterona e estradiol funciona como neuro modulador do comportamento sexual.


Funções do estradiol no homem

1-Fechamento epifisário e remodelação óssea normal.

2-Neuro modulador do comportamento sexual.

3-Atua no crescimento dos ossos na puberdade.

4- Atua sobre homeostase esquelética(equilíbrio e manutenção óssea); estradiol biodisponível é necessário para prevenir a perda óssea e que, com o envelhecimento, uma porcentagem crescente de homens idosos começa a cair abaixo desse nível.


06 causas para elevação do estradiol nos homens


Se o diagnóstico der elevado nos homens veja as causas do pode está ocorrendo:

1-Cirrose (doença crônica no fígado caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea). Sua origem do problema pode ser por substâncias que sobrecarregam o fígado como álcool, medicamentos hepatotóxico, determinados tipos de infecções, verminoses e vírus, caso entre no estado crônico da doença ou do uso de substâncias tóxicas ao fígado aumenta as chances de desenvolver cirrose.

2-Ginecomastia (formação de mamas em homens) as origens disso podem ser: obesidade, insuficiência renal, infecção nos testículos, uso de determinados medicamentos.

3-Tumores hepáticos (alterações celulares que provocam o aumento anormal dos tecidos).

4-Tumores adrenais (alterações celulares que provocam o aumento anormal dos tecidos).

5-Uso prolongado de medicamentos como espirolactona (diurético) ou algum tipo de anabolizante como durateston ao ser eliminado, parte dele será convertido em estradiol causando ginecomastia.

6- Alterações dos níveis de testosterona: conforme os níveis de estradiol aumentam pode haver disfunção erétil e redução da libido, interferindo no metabolismo de testosterona. Isso vai depender dos níveis de estradiol, pode variar muito com fatores individuais (pode ocorrer feedback positivo ou negativo cabe análise mais detalhada).

Diagnóstico do estradiol

1-Homens níveis normais:

Estradiol: de 15-80 pg/ml

Vale lembrar que: se os valores estão muito próximo dos limites, questione ao médico se seu quadro clínico está dentro da normalidade ou se será necessário repetir o exame depois de um determinado tempo.

2-Mulheres níveis normais:

Fase folicular: 30-120 pg/ml

Fase ovulatória: 90-330 pg/ml

Fase lútea: 65-180 pg/ml


Substâncias prejudiciais

Compostos petroquímicos. Um estudo indica que os óleos contêm compostos com possível potencial de desregulação endócrina, alguns deles atuando através dos receptores hormonais.

Um estudo realizado no Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências, Shiraz Universidade, Shiraz, Irã, 
avaliou que o nível médio de testosterona diminuiu estatisticamente significativamente 
no grupo exposição ocupacional à gasolina em comparação com o grupo controle, 
mas os níveis de LH e FSH não mostraram diferença estatisticamente significativa.
O bisfenol A (BPA) é um composto desregulador endócrino que prejudica a síntese de testosterona 
em mamíferos machos. Uma deficiência do gene do relógio circadiano leva à diminuição da fertilidade e até mesmo à infertilidade em camundongos machos.
O bisfenol A é encontrado em diversos plásticos de uso diário como garrafas de água plástica, o plástico é um derivado de compostos petroquímicos.

assista o vídeo: 
https://k.kwai.com/p/tCJplJgg
https://www.instagram.com/reel/C3TZDT_L6u-/?igsh=Z293cWg5bGk5NjI3


Bibliografia

1-S.Mostafa, Ph.D., Título: Genetic polymorphisms of glutathione S-transferase T1 (GSTT1)and alterations of sex hormones in filling-station workers.” revista:Journal of Molecular Neuroscience DOI:10.1016/j.fertnstert.2007.06.024

2-L.Cuimei. título:”Bisphenol A attenuates testosterone production in Leydig cells via the inhibition of NR1D1signaling,revista:Chemosphere.”2021Jan;263:128020.doi:10.1016/j.chemosphere.2020.128020.

3-NELSON, D.L.; COX, M.M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed. São Paulo: Artmed, 201

4-COSTANZO, Linda S. Editora: Elsevier Editora LTDA, Fisiologia Edição: 2, Local de Publicação: SãoPaulo,Ano de Publicação: 2002.

5-SOARES, José M.F.S.Métodos diagnósticos. Editora: Artmed editora LTDA, local de publicação: Porto Alegre RS, ano da publicação: 2012.

6-Goodman L, Gilman A. As bases farmacológicas da terapêutica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012.


INSTAGRAM

link: instagram

https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq

@viniciusbiochemestry



KAWAI

link: k.kawai

https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO

@viniciusbiochemestry


  1. #HASHTAGS #MULHERES

  1. #TestosteronaFeminina
  2. #HormônioFeminino
  3. #SaúdeHormonalFeminina
  4. #EquilíbrioHormonal
  5. #FertilidadeFeminina
  6. #LibidoFeminina
  7. #Androgênios
  8. #BemEstarFeminino
  9. #HormôniosSexuaisFemininos
  10. #Menopausa
  11. #CicloMenstrual
  12. #SaúdeReprodutivaFeminina
  13. #Menstruação
  14. #SaúdeMentalFeminina
  15. #HormôniosReprodutivos
  16. #SíndromeDoOvárioPolicístico
  17. #EnvelhecimentoFeminino
  18. #FisiologiaHormonalFeminina
  19. #MulheresSaudáveis
  20. #EquilíbrioHormonalFeminino

    #HASHTAGS#HOMENS


  1. #Testosterona
  2. #HormônioMasculino
  3. #SaúdeHormonal
  4. #NíveisDeTestosterona
  5. #Andrologia
  6. #Esteroides
  7. #BemEstarMasculino
  8. #PerformanceFísica
  9. #FisiologiaHormonal
  10. #Endocrinologia
  11. #Libido
  12. #Musculação
  13. #Virilidade
  14. #FertilidadeMasculina
  15. #EnvelhecimentoMasculino
  16. #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
  17. #HormôniosSexuais
  18. #Andropausa
  19. #Hipogonadismo
  20. #SaúdeMentalMasculina

sexta-feira, 16 de junho de 2023

03 medicamentos que podem diminuir sua testosterona

O objetivo desse artigo é alertar o uso crônico ou prolongado de determinados medicamentos que podem reduzir sua testosterona a níveis muito baixos, podendo gerar problemas pessoais no seu relacionamento de forma irreversível. Sempre que aparecer sinais e sintomas relacionados a redução de testosterona de forma prejudicial, procure um especialista e suspenda o uso.


Medicamentos que reduzem testosterona


1-Cetoconazol

O cetoconazol é um medicamento antifúngico, largamente utilizado para tratamentos dermatológicos, se o tratamento é muito prolongado a depender do caso: tipo de fungo, local do corpo onde o fungo está, sistema imunológico, se o uso é oral ou não e tempo de tratamento conforme prescrição, isso pode acarretar a diminuição dos níveis totais de testosterona diminuindo assim a potência sexual, caso o indivíduo sinta-se prejudicado, aconselha-se a trocar por outra terapia de tratamento antifúngica.

2-Espironolactona

A espironolactona é um medicamento diurético indicado para quem tem hipertensão e inchaços, porém pode haver efeitos adversos com relação a produção de testosterona principalmente se houver uso prolongado. Comunique a seu médico se sentir quaisquer sinais e sintomas durante o tratamento com esse medicamento. Dentre efeitos adversos desse medicamento é a ginecomastia que é o aumento das glândulas mamárias em indivíduos do sexo masculino (é um efeito muito visual), redução da testosterona, diminuição da potência sexual e desejo sexual.


3-Ciproterona

A ciproterona é um medicamento usado em vários anticoncepcionais e indicado para tratamento de câncer de próstata, a testosterona na mulher também aumenta o desejo sexual, fazendo uso de anticoncepcional com ciproterona, pode haver uma perda do desejo ou libido, peça a seu médico uma substituição em caso sinais e sintomas com o uso prolongado, caso não queira substituir use preservativo, tabela menstrual ou dispositivo intrauterino (DIU). Além disso a ciproterona pode diminuir pelos e queda de cabelo, diminui a acne, e pode aumentar o peso corpóreo. Em homens reduz a testosterona e esperma e diminui da potência sexual, mas é usado como alternativa de tratamento de câncer de próstata.

Mais sobre testosterona

Uma planta que auxilia na produção de testosterona é a Tribulus terrestris L, largamente utilizada no tratamento de impotência, isso porque ela possui mais de 50 saponinas esteroidais, o que isso quer dizer? A testosterona é um esteroide, portanto os esteroides dessa planta caso ingeridos vão exercer ações semelhantes a testosterona, caso o indivíduo tenha impotência a suplementação pode te ajudar, consulte o médico antes do uso, o excesso da produção de testosterona sem usar, pode acarretar o aumento da próstata e queda de cabelo, vai depender da via de eliminação de testosterona a ser utilizado pelo corpo.



Novidades

Para mais informações detalhadas como o mecanismo de ação dos medicamentos e uma lista contendo um maior número de medicamentos que reduzem a produção de testosterona, o que fazer para desintoxicar em casos de alta dosagem e uso prolongado, aguarde o lançamento do meu livro.



assista o vídeo: 
https://k.kwai.com/p/tCJplJgg
https://www.instagram.com/reel/C3TZDT_L6u-/?igsh=Z293cWg5bGk5NjI3



Bibliografia

Bula acetato de ciproterona União Química Farmacêutica Nacional S.A Comp. 50 mg

Bula espironolactona EMS comprimido 25 mg

Bula cetoconazol EMS comprimido 200 mg

Goodman L, Gilman A. As bases farmacológicas da terapêutica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012.

Yajuan, Xu. titulo:”A New Furostanol Glycoside fromTribulus terrestris” revista:molecules,DOI:10.3390/molecules15020613


INSTAGRAM

link: instagram

https://www.instagram.com/viniciusbiochemistry/?igsh=dmF2NnE5dDdjb2hq

@viniciusbiochemestry



KAWAI

link: k.kawai

https://k.kwai.com/u/@viniciusbiochemistry/NEhtnCAO

@viniciusbiochemestry


  1. #HASHTAGS #MULHERES

  1. #TestosteronaFeminina
  2. #HormônioFeminino
  3. #SaúdeHormonalFeminina
  4. #EquilíbrioHormonal
  5. #FertilidadeFeminina
  6. #LibidoFeminina
  7. #Androgênios
  8. #BemEstarFeminino
  9. #HormôniosSexuaisFemininos
  10. #Menopausa
  11. #CicloMenstrual
  12. #SaúdeReprodutivaFeminina
  13. #Menstruação
  14. #SaúdeMentalFeminina
  15. #HormôniosReprodutivos
  16. #SíndromeDoOvárioPolicístico
  17. #EnvelhecimentoFeminino
  18. #FisiologiaHormonalFeminina
  19. #MulheresSaudáveis
  20. #EquilíbrioHormonalFeminino

    #HASHTAGS#HOMENS


  1. #Testosterona
  2. #HormônioMasculino
  3. #SaúdeHormonal
  4. #NíveisDeTestosterona
  5. #Andrologia
  6. #Esteroides
  7. #BemEstarMasculino
  8. #PerformanceFísica
  9. #FisiologiaHormonal
  10. #Endocrinologia
  11. #Libido
  12. #Musculação
  13. #Virilidade
  14. #FertilidadeMasculina
  15. #EnvelhecimentoMasculino
  16. #TerapiaDeReposiçãoDeTestosterona
  17. #HormôniosSexuais
  18. #Andropausa
  19. #Hipogonadismo
  20. #SaúdeMentalMasculina

Dihidrotestosterona ou DHT e a queda de cabelo

  É um metabólito da testosterona convertido pela enzima 5 alfa redutase enzima de maior concentração na próstata, a DHT é conhecida por ace...